sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Click"



Em momento “tiete” a analista Magvan Botelho aproveitou para registrar a visita do Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Paulo Tarciso Okamoto, ao estande do Projeto Manejo Florestal Não-Madeireiro da Amazônia durante o Amazontech 2008.


Por: Monike Sandes Contato: monike.sandes@to.sebrae.com.br

Panificação

Encontro realizado no último dia 03 de Dezembro marcou encerramento dos trabalhos do projeto PROCOMPI - Programa de Apóio à Competitividade Industrial.

Desenvolvido com o principal objetivo de aumentar a competitividade e a sustentabilidade das indústrias de panificação da região Norte do Estado, o Projeto foi realizado pelo Instituo Euvaldo Lodi e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins em parceria com o SEBRAE durante 18 meses em três cidades do Estado: Palmas, Paraíso e Araguaína.

Ao todo 20 empresas receberam as ações do Projeto focadas na transferência de conhecimento sobre a estruturação, gestão estratégica, viabilidade de negócios, inovação tecnológica, gestão da qualidade e desenvolvimento de lideranças locais disseminando a cultura de cooperação na busca de soluções comuns, para formação do arranjo produtivo.

O evento aconteceu no Auditório da FIETO em Araguaína e contou com as presenças do gerente do Núcleo Regional Norte do Sebrae, Francisco Ramos, da Presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Estado do Tocantins, Claudizete Carneiro, representantes do IEL, FIETO e empresários do setor.

Por: Monike Sandes Contato:
monike.sandes@to.sebrae.com.br

Desenvolvimento Sustentável

Biodigestor que utiliza a cama de frango é opção tecnológica para redução de impactos ambientais e fonte de energia renovável.

No último dia 01 de dezembro, um dia de campo na Fazenda Pedra Furada no município de Palmeiras do Tocantins apresentou a dezenas de avicultores uma idéia inovadora: um biodigestor que utiliza a cama de frango para produção de energia elétrica.

O responsável pela proeza? O avicultor Raimundo Alves Ferreira, que com o apóio do Sebrae Tocantins e a persistência da empresa de biodigestores, Recolast, conseguiu realizar os ajustes necessários no equipamento para a obtenção dos níveis de biogás suficientes para a produção de energia.

A meta a partir de agora é trabalhar na consolidação desse projeto inovador para que outros avicultores tenham acesso ao biodigestor. Segundo o gestor do Projeto de Desenvolvimento da Avicultura Industrial da Região Norte do Tocantins, o analista Francisco Alexandre, os trabalhos serão direcionados para a otimização da produção “vamos tentar aumentar ainda mais a concentração de gás metano produzido pelo biodigestor aproveitando o máximo possível a cama de frango, ou seja, fazer com o material fique mais tempo dentro do equipamento” completa Francisco.


Por: Monike Sandes Contato: monike.sandes@to.sebrae.com.br